Quem sou eu

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Jaboatão empossa conselheiros

Foram empossadfos 14 membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
Tomaram posse, nesta quinta-feira (11/11), os 14 membros eleitos do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jaboatão dos Guararapes. O evento, que contou com a presença da secretária de Promoção Humana e Assistência Social, Socorro Araújo, e do prefeito Elias Gomes, foi realizado na Casa dos Conselhos da cidade. Também estiveram presentes ao ato diversas autoridades ligadas à defesa da criança e do adolescente que compõem a rede de proteção social jaboatanense.

Criado em 1991, o Conselho tem como objetivo formular, deliberar e controlar as políticas de atendimento a crianças e adolescentes, fixando prioridades para consecução das ações, a captação e aplicação de recursos, através do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, gerido pelo órgão. Os projetos sócio assistenciais atualmente executados são voltados para esporte e cidadania, projetos de apoio às medidas sócio-educativas em meio aberto, de liberdade assistida e acolhimento de crianças e adolescentes ameaçados de morte.

“Um dos grandes avanços da Constituição de 88 foi criar instituições de controle social para defender e fiscalizar o planejamento e execução de políticas públicas”, assegurou Socorro Araújo. “E o Governo Municipal está comprometido em atuar no fortalecimento e no respeito a esses órgãos”, completou a secretária. Foi consenso entre os presentes que a cidade vem se destacando no cumprimento dessa garantia apresentada com orgulho pela gestora.

Para a presidente do Conselho, Maria da Conceição Pimentel, encontrar uma gestão preocupada em fortalecer a sociedade civil é um grande avanço na história local. “Somos poucos e resistimos com dificuldade a várias gestões”, conta a presidente. “Agora as mudanças estão chegando e cabe a nós ter em mente que esse sentimento de pertencimento, de apropriação da causa. Esse espaço é meu, é nosso, é da sociedade de Jaboatão dos Guararapes”, afirmou Maria.

“Ainda faltam recursos financeiros para colocar algumas idéias em prática, mas nós temos algo muito mais importante: o capital vontade, o capital energia, o capital solidariedade”, disse o prefeito Elias Gomes. “Tenho a clara consciência que avançamos muito aquém do que é necessário. Mas temos crença de que é possível fazer mais e, junto com a sociedade civil, faremos”, finalizou o gestor.

Os conselheiros eleitos representam as seguintes entidades: Centro de Apoio e Integração de Necessidades Especiais (Caine); Clube de Mães Amor ao Próximo; Associação de Moradores de Buenos Aires; Escola Iraci de Farias Rodovalho; Associação Rede Vida de Desenvolvimento Humano, Tecnológico e Proteção Social; Associação Brasileira de Ação Social Cristã (Abasc); Federação Defensora de Direitos Humanos; Centro de Reintegração Renascer; Centro Educacional e Social das Marinas; Centro de Ensino Especializado de Prazeres (Cenespra); Casa da Esperança; Instituto Recreativo Cultural e Social Vale dos Sonhos e Centro Educacional Dom Bosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário